Conferência Internacional “Sustentabilidade: O Futuro das PME” | Vila Real

Integrada no âmbito do projeto INOVAR+2.0, realizou-se, no dia 27 de junho, em Vila Real, a conferência “Sustentabilidade: O Futuro das PME”, que contou com a participação de Célia Ramos, vice-presidente da CCDR-Norte, e mensagem de Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado para a Internacionalização.

A conferência internacional destacou a economia sustentável como conceito desafiador no futuro das PME e pretendeu estimular a reflexão, a sensibilização e a estimulação de boas práticas de inovação e sustentabilidade, bem como capacitar o mundo empresarial para novas oportunidades de financiamento e desenvolvimento de uma rede de relações com a administração pública local, instituições de ensino superior e outras instituições de apoio.

Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NOR¬TE), destacou o fator social como um instrumento base para a integração e a fixação de profissionais e de jovens nos territórios de baixa densidade populacional.
Na mensagem, Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado para a Internacionalização, destacou o facto do empreendedorismo e a transformação digital no contexto empresarial cada vez mais assumirem um papel relevante na economia nacional. “É urgente traçar um caminho rumo à melhoria da pegada ambiental e os requisitos para acesso aos fundos de investimento caminham já no sentido de impor regras de sustentabilidade”, referiu.

Promovido pela NERVIR – Associação Empresarial de Vila Real e NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança, a conferência contou com a participação de diversos especialistas e de instituições relevantes nos domínios da sustentabilidade e da inovação, que contribuíram para a apresentação e partilha de boas práticas regionais, nacionais e internacionais.

Incluída na programação da conferência decorreu ainda a cerimónia de entrega dos Selos do Sistema de Reconhecimento “PME Sustentável INOVAR+2.0 Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega”, às seguintes empresas:
Selo Ouro
Vale da Veiga – Sociedade Agrícola, Lda.
Selo Prata
Casa da Trigueira – Sociedade Agroturística, Lda.
Catraport, Lda.
Gresdemo – Comércio de Materiais de Construção, Lda.
Magalhães & CA, Lda.
Selo Bronze
Associação Antídoto – Centro de Recuperação de Comportamentos Adictivos
Azuldouro – Sociedade Unipessoal, Lda.
ENOFAST – Consultoria e Análises de Vinhos Lda.
GS Auto – Estrada Radiante, Unipessoal, Lda.
Silvidouro – Associação Agro-Florestal
Teatro Experimental Flaviense, CRL

Para além de pretender estimular a criação de projetos criativos e inovadores nas pequenas e médias empresas das regiões de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, o projeto INOVAR+2.0 visa o incremento de fatores como a produtividade, capacidade de criação de valor e desenvolvimento de novos bens e serviços, com vista à promoção de um crescimento territorial inteligente e sustentável.

Para aceder ao programa da conferência, clique aqui.

 

Para aceder ao vídeo da conferência, clique aqui.